quinta-feira, 30 de abril de 2009

O PÁSSARO BOMBEIRO FUGIU

O nome da foto ao lado é Código Ambiental de Santa Catarina. Infelizmente este é o retrato de um Código elaborado e recentemente aprovado, levando em conta o interesse comercial imediato dos produtores rurais e o espírito eleitoreiro das lideranças políticas. O Código Ambiental aprovado pela Assembléia Legislativa Catarinense é uma das atitudes mais infelizes da história do lugar.
O Código é inconstitucional por essência, retrógrado por excelência e covarde por natureza. Sua elaboração, diferente da forma como foi construído o Código Florestal Brasileiro, aqui não contou com a participação de especialistas. Foi elaborado por produtores rurais e sua justificativa veio de "audiências Públicas", promovidas pelos criadores de suínos e aves.
Seus principais pontos são relacionados às matas ciliares (que margeiam os rios) e a localização das pocilgas. A agressão não é somente à Lei Federal, mas fundamentalmente ao bom senso. Diminuir a mata ciliar é promover o assoreamento dos rios; desmatar é estimular a fragilização do solo (lembram do que ocorreu recentemente com as enchentes); permitir a instalação dos criatórios de porcos próximos às nascentes e aos rios, se constitui em injetar coliformes fecais e infectar a água, sem esquecer da consequente contaminação do lençol freatico. Vale destacar que a tão propalada gripe suína é comprovadamente originada pela falta de higidez na criação de suínos no México e hoje invade todo o planeta.
Santa Catarina é um Estado bonito, de pessoas simples e acolhedoras, mas de lideranças estúpidas e inconsequentes. O que mais me choca é que a maioria da população está apoiando esta infeliz iniciativa. Ao me posicionar contrário à Lei, recebi inúmeras manifestações que tentam defender o ilógico.
Quantas enchentes virão? Quantos tornados serão arremessados? Preciso reconhecer que perto da iniciativa de afrontar o Código Florestal Brasileiro, os fenômenos naturais são singelos. Lembrei do pássaro que com uma folha carregava gotas de água para apagar o fogo na floresta, mas na versão que vejo, ao invés de pássaros, são deputados, inúmeros produtores rurais e um governador do Estado carregando lenha. Desse jeito até o passarinho da história heróica acaba desistindo.

2 comentários:

  1. Temos algo precioso que Deus nos concedeu que nos diferencia dos demais animais, sermos racionais, termos consciência. Mas parece que a cada passo que avançamos em direção a "evolução" retrocedemos dez. Que raciocínio é este, que consciência é esta que nos faz cada vez mais burros. Realmente Paulo não tem explicação isto.

    ResponderExcluir
  2. Tá corrigido lá, professor! Grande abraço. Ah, Pedro quem?

    ResponderExcluir