quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O FRANGO VOADOR

Existe a fábula infantil do Patinho Feio, que chocado e criado pelas galinhas, ao descobrir que era pato voltou a ser feliz e se encontrou navegando como um belo de sua estirpe, esquecendo o malfadado período do galinheiro, quando era maltratado pela diferença que tinha dos irmãos. Mesmo diante desta fábula magnífica, há uma nova que não quer calar: éa do Frango Voador.
A história inicia da mesma maneira, mas se estende até o momento em que ao descobrir que era um pato, resolveu abrir as asas e se libertar da opressão do galinheiro.
Só que diferente do patinho feio, quando voou, se afastando do galinheiro, as galinhas, muito ignorantes, pensaram que ele era um frango voador e ficaram a cocorejar impressionadas com o inédito feito. Batiam as asas na tentativa de imitar o jovem frango voador, mas não saíam do chão.
Ele poderia terpartido para sempre, mas tratando-se de um pato de princípios nobres, resolveu retornar ao galinheiro para demonstrar que não tinha mágoas com as galinhas que tanto o maltrataram na infância e que agora, vendo ele um frango voador, poderiam  dar a ele um pouco do carinho que haviam economizado.
Ledo engano do pato: o "frango voador" como era conhecido desde recente partida, ao retornar foi recebido com desprezo e raiva.
Já de início as galinhas começaram a cocorejar como se vaiassem e aquela que fora sua chocadeira-mãe virou-lhe as costas, enquanto o galo, cheio de arrogância peitou-o determinando que desaparecesse dali.
Porém, como havia crescido e ficado mais forte, não se amedrontou com o galo, alçou vôo até o ponto mais alto do puleiro e entoou o seu "quá" que estava guardado.
Mais um instante e partiu para nunca mais voltar.
Ele foi feliz para sempre e ainda dá suas patadas naquela região.
Já o galinheiro continua lá, cheio de galinhas e com um galo que não é de nada, mas acha que é de tudo.
Assim é a vida dos homens. Aqueles que descobrem que não são frango do mesmo galinheiro, encontrando meios para voar, partem e não mais voltam.
Se retornarem, as galinhas e os frangos ficarão incomodados pelo seu talento incomum e o galo vai buscar meios de expulsá-lo.
É que mentes galináceas jamais vão entender o valor da vida que há além do galinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário