sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Um caminho para o Brasil

Sou daqueles eleitores que não votam em Lula. Não que se tenha um posicionamento contrário ao PT pois acredito que na essência, todos os partidos tem suas qualidades e em qualquer um deles o ideal é voltado ao bem da população. Não votei nele justamente por acreditar naquilo que ele fez durante os quase oito anos em que se manteve no poder, já que era impossível imaginar que ele governasse assim, de forma pluralista, garantindo a livre iniciativa e a liberdade como instrumentos transformadores.
São muitos os princípios que possuem um fim, mas creio que Brasil estaria melhor se além de um bom governo, Lula conseguisse fazer algumas mudanças. O mais interessantes é que não seriam necessárias muitas mudanças, apenas algumas, dentre as quais, cito umas delas:

- Mudança no pacto federativo, com a federalização dos estados da federação, dando a eles mais autonomia econômica e judiciária. O Brasil é grande demais e possui muitas divergências culturais e comportamentais para concentrar tanto poder na capital Brasília, em detrimento dos outros estados. É necessário que se reconheça e se estude tais diferenças, promovendo mudanças a partir do perfil de cada estado federado.

- Mudança radical nos códigos Penal, de Processo Penal e Lei de Execução Penal. Pode parecer absurdo mudar tudo isso, mas creio que esteja todo o sistema penal errado. Uma nova codificação de crimes, classificando-os de forma mais objetiva e atualizada deveria ser providenciada o mais urgente possível, utilizando uma análize mais globalizada e menos adaptada ao mecanismo viciado que o país vem promovendo ao longo de sua história. A justiça brasileira virou bula de remédio antigo, enquanto o povo diz dor de cabeça a bula diz pressão encefálica, enquanto o povo diz assassinato o CP diz homicídio e por aí vai. Assalto e extorção são a mesma coisa, ou não?
Na execução penal, então, a coisa fica mais absurda. Prendem tontos e espertos, mas só os tontos ficam presos. Os expertos sempre encontram um advogado tonto por dinheiro para tirá-los da cadeia.
Os presídios precisam ser privatizados. Em todos os países onde isso ocorreu empresas cresceram no setor e o Estado passou a economizar fortunas, já que na pobreza do sistema, pães, carne, frutas, sempre custam mais caro. - A vida custa menos de um salário mínimo por mês para o marginal na rua, mas se estiver preso, a vida dele custa pelo menos quatro salários mínimos mensais para o Governo.

- Regramento dos serviços de saúde com municipalização plena e dotação orçamentária digna para o respectivo exercício, também se mostra como o melhor caminho no sentido da garantia de um eficiente serviço de saúde para a população. O SUS não deve ser voltado somente para as pessoas que não possuem meios de obter um plano de saúde. Creio que o Sistema Único de Saúde deveria atuar em parceria com os planos privados, garantindo alguns diferenciais no atendimento aos que contribuem mais, sem condicionar sacrifícios ao atendimento dos carentes. Com a municipalização plena e a dotação de recursos planejados de forma coerente, através de estudos aprofundados sobre demandas, custos e investimentos, pode haver uma mudança radical no sistema de saúde, garantindo o fim das filas quilométricas, quebrando com as máfias que se enraizaram na área desde muito tempo, como verdadeiros cartéis, geridos pelo sistema "Se pagar vive!"
Não tenho mais 18 anos, não faço mais discursos na escola. No entanto meus ideais ainda são semelhantes, ainda sonho com meios para melhorar o meu país.
Se você leu até aqui o que escrevi, sinal que também se preocupa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário