domingo, 7 de março de 2010

Generosidade



Existem pessoas que durante a vida inteira se mostram solidárias, compreensivas, generosas e fraternais. Costumo chama-las de anjos. O interesse em auxiliar os semelhantes é contagiante e isso independe do perfil ou estilo que adotam. Uns são desprendidos, outros recatados, formais. O certo é que os anjos são simplesmente anjos, não buscam autodestaque por suas atitudes pois é assim a sua natureza e a transparência no modo de agir, falar, expor seus pensamentos de sabedoria. São pessoas queridas e invejadas.
Também existem aqueles que costumo chamar de pessoal da matéria. Não são de todo ruins e muitos possuem talentos importantes que aplicam no cotidiano. Sempre buscam estar bem na foto, mesmo que antes da foto a realidade não seja aquela da imagem clicada, tampouco depois venha se transformar em paisagem. Na essência são invejosos, raivosos, dissimulados que por vezes nos confundimos pensando que eles também podem ser anjos. No entanto o pessoal da matéria inveja os anjos e nem sabe a razão de invejar. Eles não conseguem perceber as virtudes dos anjos, acreditam que todo o ato solidário de um anjo não passa de uma atitude interesseira e por isso não descobrem como é BOM fazer o BEM!
Mas há também o pessoal das nuvens. Não são anjos nem pessoal da matéria. São simplesmente gente humana, parte da grande massa. Vivem do jeito que dá e tudo o que querem é se dar bem. De vez em quando agem como anjos com pureza e amor no coração e de outras vezes agem como verdadeiros demônios contagiados pela maldade. São seres em evolução que ainda não escolheram o caminho.
Conheço poucos anjos , um número bem maior de pessoal da matéria e uma multidão dessa gente das nuvens.
O mais interessante é que todos são humanos e por mais que eu continue acreditando nos anjos, quando em vez, também tem suas escorregadas e por instantes habitam o nível intermediário como a gente das núvens. Já pessoal da matéria às vezes também, foge do convencional e se transfigura em gente das nuvens, daí sim, para colher algum resultado de uma atitude construtiva, preferencialmente pública para poder colher louros da ppopularidade de seus raros atos.
Os seres em evolução, diferentemente do pessoal da matéria, lutam querendo ser anjos como aqueles repletos de virtures e sempre valorosos. Se conscientes de não terem alcançado os patamares mais elevados, evoluem. Caso contrário, ao se julgarem superiores, retrocedem.
Hoje, em menos de meia década de meio século desta vida, compreendo e sigo caminhando entre nuvens esperando o dia em que alado, alcance a luz tão sonhada que identifica o superior na autêntica escala de evolução no universo: A Escala da Verdade.
Pense: Todos os verdadeiramente grandes se anunciam pequenos e é aí que reside a grandiosidade de suas existências.
A felicidade plena só habita por inteiro o coração dos humildes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário