quarta-feira, 17 de março de 2010

REGRA SIMPLES



Minha maior dificuldade na escola foi a matemática. Tive uma professora que observou ser necessário "só" aprender as regras simples. O problema é que ela esqueceu de dizer que as regras simples acabam se tornando complexas com o tempo. Portanto, a matemática distorçeu minha compreensão sobre o simples e o complexo. O fato é que isso me atormentou bastante e muito me afastou dos bancos escolares, fazendo ser prazeroso agir contrariando as regras do viver bem e em paz.
Minha mãe foi a melhor professora que Deus poderia me presentear. Em razão dela, sempre gostei dos professores artistas, descompromissados com as regras e determinados a encantar os alunos com as perspectivas de um mundo feliz. Com professores artistas aprendi regras como da liberdade de pensar e o direito de sonhar, a regra da determinação em crer sempre no melhor da vida, dentre outras tantas que integram a mente das pessoas, digamos, felizes.
Ocorre que muitas pessoas como eu, tanto ouvem sobre essa história de regras complexas que passam grande parte da juventude tentando contrariar as regras menos compreensíveis. Isso atrasa muito o processo evolutivo social e econômico, se bem que pode proporcionar sabedoria sobre o necessário proceder diante das adversidades.
Mas já que estou escrevendo sobre regras, com o tempo criei as minhas que cito a seguir:


  1. Evitar qualquer tipo de reclamação, independente da situação em que me encontre.

  2. Insistir sempre em agradecer, mesmo que tenha vontade de reclamar.

  3. Crer que sempre é possível melhorar, mesmo que todas as regras demonstrem que a tendência é piorar.

  4. Pensar no benefício para o todo em toda e qualquer atitude que eu venha tomar.

  5. Falar todos os dias para o espelho o quanto é valiosa aquela imagem que vejo.

  6. Escrever aquilo que quero para jamais esquecer o quanto eu quis.

  7. Lembrar diariamente as pessoas que amo do quão grande é meu amor.

  8. Ser humilde com os humildes e esperto com os arrogantes.

  9. Fazer uma oração por dia para o desconhecido que precisa da minha oração.

  10. Falar com Deus em todas as situações.

Todas regras simples.


Depois que comecei a segui-las minha vida mudou de tal forma que passei inclusive a gostar de matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário