quarta-feira, 31 de março de 2010

Mentes Milionárias

(Maria Inês: meu grande tesouro)
Acredito que a riqueza das pessoas resida no todo de suas mentes. Pessoas milionárias cultivam um pensamento realizador, concretizador e, fundamentalmente, transformador. É por essa razão que a cada dia tento me policiar para exercitar um processo natural de enriquecimento que está acima de qualquer conceito: o enriquecimento pleno, dotado de fatores complexos para as pessoas que não entendem o verdadeiro sentido da palavra riqueza.

Claro que aquilo que está escrito no verbete do dicionário é objetivo na conceituação da palavra riqueza, mas os conceitos que partem dela é que se revestem de maior valor e é por essa razão que abordo aqui alguns conceitos originados da palavra riqueza. Porém não posso deixar de fazer uma abordagem irônica sobre o programa da Globo "Domingão do Faustão", já que o significato da palavra fausto, é rico. Portanto, o programa de maior audiência dominical assistido por milhões de brasileiros, especialmente pelos mais desprovidos de riqueza financeira e patrimonial é o "Domingão do Ricão"!

Creio que se colocassem o nome pelo significado da palavra e se desconsiderasse o verdadeiro nome do apresentador, não teria o sucesso que tem por uma simples razão: pobre detesta rico. Mas qual o motivo para tão grave sentimento? Simples! Os pobres não compreendem o sentido da palavra riqueza, pois se compreendessem também seriam afortunados.

Fico impressionado como existem pessoas que em razão de suas frustrações, colocam sempre a culpa nos ricos. Uns dizem que para ser rico é preciso ser desonesto, outros afirmam que todo o rico é mau e tem alguns que manifestam o absurdo princípio de que os ricos tem pacto com o mal.

Resumindo, precisamos mudar e para tal são necessárias algumas atitudes, como por exemplo, respeitar as pessoas ricas e vibrar com a felicidade delas. Pode parecer estranho, mas quando mandamos bons pensamentos aos outros eles retornam com força e nos alimentam das melhores sensações que a vida pode oferecer. Quando oramos por alguem que sofre, sentimos isso com maior clareza e, se o fizermos por quem já está bem, melhor ainda!

Sou uma pessoa rica desde o dia que percebi a riqueza que existe em mim. Meus talentos, minhas habilidades criativas, minha índole, meus ideais, minha família, enfim, tornei-me mais feliz, mais realizado e forte quando comecei a analizar tudo o que me foi ofertado pelo Criador. Não é uma questão apenas financeira. A financeira é um detalhe e o que mais vale é a atitude, o comportamento, do tipo tomar banho com esmero, escovar os dentes com prazer, olhar no espelho com satisfação, conversar com otimismo, festejar cada boa notícia e silenciar diante das adversidades.

A casa, o carro, o telefone, a roupa, o relógio, o computador, a mobília, os óculos, são apenas adereços da existência. Eles podem dar maior satisfação a quem os possui, mas nunca deixarão de ser adereços que podem ser conquistados por qualquer pessoa, dependendo unicamente da sua persistência e fé. Os verdadeiros valores da riqueza estão somente nas atitudes, nos pensamentos, nas palavras ditas, na capacidade de entender o que as pessoas e o mundo quer nos dizer.

Tudo isso é vida e para enriquecer, siga os seguintes passos:

O primeiro passo é nunca reclamar de nada, pois só reclama aquele que não se acha capaz de encontrar uma solução e é melhor expor o que pensamos que lamentar o que parte das outras pessoas.

O segundo passo é reconhecer que todos os seres humanos nasceram para a felicidade. Todos temos o direito de criar um ambiente de vida feliz e isso depende unica e exclusivamente de cada um de nós.

O terceiro passo é persistir em realimentar a alegria de viver cada momento da vida.
O quarto e definitivo passo é tentar descobrir ao máximo as qualidade e os valores daquela pessoa que sempre vemos quando paramos em frente ao espelho.

Um comentário: