terça-feira, 26 de abril de 2011

DIA DO GOLEIRO

Já que existe Dia das Mães, Dia da Criança, Dia do Trabalhador, então precisa existir o Dia do Goleiro e esse dia é hoje! A data também poderia ser chamada de Dia de qualquer um, já que qualquer um tem um pouco de goleiro ou pelo menos reúne os mesmos atributos para tal desempenho. Afinal, flexibilidade, reflexo, posicionamento, impulsão e estatura, independente à dimensão, todos possuímos um pouco.
- Enquanto o goleiro precisa se flexionar para fazer as "pontes", todo precisamos flexibilidade para contornar as dificuldades;
- Enquanto o goleiro precisa ter reflexo para interceptar a bola, todos nós, reles mortais, diante da velocidade do mundo, precisamos aguçar a visão para os perigos que nos ameaçam. É como se a cada momento estivessemos diante da possibilidade de sofrer um gol, ou um golpe;
- Enquanto o goleiro precisa ter posicionamento para estar no lugar certo para a defesa, nós também, precisamos tomar posição e determinar atitudes diante das jogadas da vida que passam em nossa "área";
- Enquanto o goleiro precisa ter impulsão para "voar na defesa", precisamos tomar impulsos na busca de objetivos.
Por fim, hoje a estatura é fundamental para o goleiro, mas isso todos temos. Claro que os goleiros precisam ter estatura física enquanto nós, seres comuns, necessitamos de estatura moral para caminharmos diante das baixezas que o mundo evidencia. É que goleiros precisam altura e humanos precisam grandeza, dois tipos de estatura que fazem a diferença na vida.
Hoje é o Dia do Rogério Ceni, aquele que defende e faz gols, mas também é Dia do Frangueiro, aquele que acaba sendo o culpado de tudo.
Uma vez perguntaram a um treinador qual era o melhor goleiro para ele. Sua resposta foi esvoaçante: "O melhor goleiro só pode ser aquele que sabe fazer golas".
Fora as brincadeiras, fui goleiro grande parte da minha vida, mas acho que também fui muito frangueiro. O importante disso é que aprendi que ser goleiro é saber se posicionar na defesa de uma equipe, é vibrar com a alegria do grupo e assumir a culpa na derrota do time, sempre com algo chamado dignidade.
Feliz Dia do Goleiro!
p.s. Acho que ainda não inventaram o Dia do Goleador e, pelo menos aí o goleiro pode ter alguma vantagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário