domingo, 24 de abril de 2011

FIM DA ERA COALHADA


AMADORISMO JAMAIS

É chegada a hora da decisão para os pequenos e médios clubes brasileiros de futebol: ou buscam o profissionalismo ou acabarão excluidos do cenário desportivo.

As alterações da Lei Pelé são determinantes, exigem qualificação na gestão dos clubes desportivos que deverão se transformar em clubes formadores, aptos e certificados pela Confederação Brasileira de Futebol, algo que a nenhuma entidade do gênero, até o momento, foi proporcionado. É uma novidade determinada em Lei, que ao mesmo tempo está se transformando em uma ferramenta fundamental para a mudança do perfil do futebol brasileiro.
Claro que se analisarmos clubes como Corinthians, Flamengo e a maioria daqueles que compõem a Série A do Campeonato Brasileiro, tudo vai ocorrer na maior tranquilidade. Mas quanto aos times do interior, como será?
Os pequenos e médios clubes precisarão de uma mudança radical, deixando de lado o amadorismo histórico, o passionalismo doentio e a irresponsabilidade tradicional de diretorias de "desportistas" que na verdade não passavam de meros torcedores para uma fase nova, complexa, mas necessária.
Os "cartolas", até que enfim, darão lugar a gestores!
Se tudo correr como está programado vamos longe, os clubes vão passar a ter novas fontes de renda, em especial as decorrentes dos investimentos nas categorias de base, o marketing esportivo vai deixar de ser privilégio dos gigantes e as arquibancadas acabarão se transformando em cadeiras, e o melhor: tomadas por um público ávido pelo esporte e exigente de verdadeiros espetáculos.
A partir do novo regramento, serão tantas as vantagens oferecidas aos clubes, que estabelecer um plano de crescimento e sustentabilidade, gestão e eficiência, passa a ser algo imprescindível, capaz de fazer com que o esporte mais popular, até então visto como um mero jogo, uma paixão, comece a ser observado como um grande negócio revestido de idealismo, empreendedorismo e responsabilidade.
Por isso, você que torce pelo pequeno clube da sua cidade ou da sua região, precisa saber que a partir da vigência das novas regras da Lei Pelé, somente os clubes organizados poderão passar do período de aventuras para a nova fase de conquistas nas quatro linhas, nos bastidores e, fundamentalmente, na construção de um futuro de sucesso e credibilidade. Quem viver verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário